Producao textual
ELENITA ROSA LOPES
PRODUÇÃO TEXTUAL
Bom Jesus da Lapa 2011
ELENITA ROSA LOPES
PRODUÇÃO TEXTUAL
Produção Textual Interdisciplinar apresentado à UNOPAR – Universidade Norte do Paraná como requisito parcial para as disciplinas do 1º semestre: Comunicação e Linguagem, História Antiga, Introdução aos Estudos Históricos, Filosofia e Seminário I.
Bom Jesus da Lapa
2011
O artigo indicado para estudo “A arte retórica aristotélica: um legado clássico até os dias atuais” de Oliveira, além de discorrer acerca da retórica da Grécia antiga, especificamente da retórica aristotélica - que é de fundamental importância na contemporaneidade, discute sobre o poder de persuasão do discurso.
O texto aqui apresentado tem como objetivo dialogar sobre a linguagem, que é considerada uma das ferramentas de trabalho do historiador, sobre importância das obras “ilíada” e “Odisséia” de Homero para a história, bem como da relação entre história e filosofia a fim de utilizar as ferramentas retóricas discursivas.
Segundo Saviani (2000), como integrante do campo das chamadas Ciências Sociais ou humanas, o conhecimento histórico caracteriza-se pela especificidade da relação entre o sujeito e o objeto de conhecimento. Nesse sentido, pode-se dizer que a história é construída à medida que os seres humanos produzem materialmente a sua existência e, por seguinte, as bases políticas, econômicas e culturais da sociedade.
E a historiografia, por conseguinte, expressa as visões de mundo dos historiadores acerca de suas abordagens, seus objetos e problemas e seus métodos. Esta apresenta-se como um ramo da ciência histórica que estuda a evolução da própria ciência histórica no desenvolvimento histórico global e pode ser considerada como o equivalente a qualquer parte da produção historiográfica, ou seja,