Influências do cinema na educação infantil
Tema: O Papel do Cinema na Educação Infantil O cinema é compreendido enquanto prática social, pois o significado de um filme depende do contexto em que é visto ou produzido. O cinema reflete todas as dimensões do ser humano. Estimula a reflexão, desperta a consciência da cidadania.
Aproximar a discussão de cinema e educação - linguagens que se enriquecem mutuamente- e utilizar o cinema como veiculo para a conscientização da cidadania são os exemplos de como esse recurso poderia ser utilizado nas escolas hoje.
Quando pensamos em usar o cinema como um recurso educativo, pensamos logo em filmes educativos: o professor de matemática passa a sua turma um filme sobre matemática. Contudo, a proposta de levar o cinema à sala de aula vai muito além. Nessa proposta o importante não é tentar reforçar o conteúdo por meio de filmes, mas através de filmes, chamar os alunos a refletirem a cerca de comportamentos e atitudes que podem vir a ajudá-los a se desenvolverem melhor no âmbito escolar. Pensemos num exemplo. O professor leva o rei leão para sala com a idéia de que as crianças enxerguem o tamanho do potencial que elas têm. Vivemos em uma sociedade que constantemente rebaixa os outros, que nos diz que não podemos, e isso também afeta as crianças. A idéia é que através do filme todas elas possam refletir que o maior obstáculo para seus sonhos são elas mesmas, seus medos.
A criança está inserida hoje em um mundo onde o acesso a diferentes meios da cultura de massa é cada vez maior, portanto o cinema é um desses meios que influencia a formação da identidade da criança, através do seu conhecimento prévio, como, por exemplo, nos filmes da Disney que são um dos principais veículos da cultura de massa com que a criança tem contato. As crianças começam a se interagir nesse mundo do cinema, mexendo com sua imaginação. Isso se reflete positivamente quanto negativamente. Pontos positivos - Baseia-se em sua capacidade de