FILMES INFANTIS: UM MEIO EXPRESSIVO NA ARTE - EDUCAÇÃO
CENTRO DE ARTES
DEPARTAMENTO DE ARTES
CAROLINE FERREIRA DE MELO
“FILMES INFANTIS: UM MEIO EXPRESSIVO NA ARTE - EDUCAÇÃO”
VITÓRIA
2013/1
CAROLINE FERREIRA DE MELO
ARTIGO
“FILMES INFANTIS: UM MEIO EXPRESSIVO NA ARTE - EDUCAÇÃO...”
Artigo de Pesquisa apresentado à disciplina de Pesquisa em Artes Visuais no curso de Artes Visuais – noturno da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, como requisito parcial para avaliação.
VITÓRIA – ES
2013
RESUMO
O filme com caráter pedagógico tem em seu processo uma capacidade de aprimorar e reforçar valores morais, dando assim oportunidade aos educadores de terem acesso ao conhecimento da linguagem audiovisual, possibilitando o debate interdisciplinar em torno das temáticas atuais.
Nesse artigo, relatamos a importância dessa ferramenta tão necessária da atualidade no contexto educativo e propondo assim, um embase crítico e dinamizador dos filmes infantis.
PALAVRAS-CHAVE: Filme infantil, Cinema, Artes Visuais, Educação.
1 – Introdução
As Artes estão presentes no cotidiano infantil, ao desenhar e rabiscar na areia, muro, chão, ao usar materiais comuns como pedras e gravetos ao pintar em seu próprio corpo a criança utilizam as artes para expressar seus sentimentos e experiências.
Tal como a dança, o teatro, a musica, a literatura e o cinema, são linguagens e, portanto, uma das formas importantes de expressão e comunicação humanas, o que, por si só, justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral, e na educação infantil, particularmente. E devemos utilizar esses meios expressivos na educação com fim de ensinar a torná-los um cidadão mais consciente de seus atos, sendo livres pra pensar e agir.
O cinema é uma ótima ferramenta, pois não é só uma arte contemporânea do homem, mas a arte criada pelo homem contemporâneo, à única verdadeiramente moderna, como