arquivo
Aula 05: Arte e educação infantil
Apresentação
A arte faz parte da cultura e está presente em nossas vidas de muitos modos: música, artes plásticas, cinema, dança, teatro. Lemos livros, ouvimos música, vamos ao teatro, ao cinema. Por vezes, dizemos que não gostamos de ópera, de música clássica, de ballet. Às vezes dizemos que não entendemos a pintura, o que o artista quis expressar em seu quadro ou que não entendemos nada de dança contemporânea. Também temos nossas preferências por artistas, estilos de música, de dança ou cinema.
Imagine uma vida sem arte, sem a emoção de uma música, a magia do circo ou do cinema, a beleza da dança, a imaginação da poesia e da literatura, o encantamento do teatro. Seria um mundo menos poético, menos inventivo, concorda? A arte é um elemento da cultura e também uma forma de conhecimento, portanto, sua presença na escola é necessária em todos os níveis de ensino, inclusive na educação infantil.
Um esclarecimento se faz necessário: os professores de Educação
Física não são institucionalmente os responsáveis pelo ensino de artes na escola. Mas, em nossa formação, esse conhecimento pode contribuir para estabelecer relações interdisciplinares com a linguagem artística e seu conhecimento estético, principalmente no que se refere à expressão corporal, às atividades rítmicas e expressivas, à dança e ao circo, às formas de expressão que se constroem na fronteira entre Arte e Educação Física. Além disso, a fruição do cinema e da pintura pode contribuir, por exemplo, para o conhecimento do corpo e do movimento humano na Educação Física. Afinal, ambas as disciplinas podem se relacionar para ampliar o conhecimento do corpo e da sensibilidade na educação, estreitando conhecimentos, dialogando e criando horizontes sensíveis para a formação de nossas crianças em torno da cultura.
Objetivos
Analisar princípios do ensino de Artes na Educação Infantil.
Identificar