Arquivos
O que é uma stream? Dispositivo lógico que representa um arquivo ou dispositivo. Existem dois tipos de stream: Texto: Em uma stream de texto podem ocorrer certas traduções de acordo com o sistema hospedeiro.
Por exemplo, um caracter de nova linha pode ser convertido para os caracteres retorno de carro e alimentação de linha. Devido a isso pode não haver uma correspondência entre os caracteres da stream e do dispositivo externo; a quantidade de caracteres pode não ser a mesma. Binária: A stream binária é uma sequência de bytes com uma correspondência de um para um com os bytes encontrados no dispositivo externo, isto é, não ocorre nenhuma tradução de caracteres. O número de bytes é o mesmo do dispositivo. Diferença entre arquivo texto e arquivo binário: O arquivo texto armazena caracteres que podem ser exibidos na tela do terminal ou até modificados com um editor de textos puro, já o arquivo binário não pode ser exibido corretamente, ele deve ser consultado somente pelo aplicativo que o criou (ou outro compatível). O formato binário armazena dados como sequências de bits,e é normalmente ocupa menos espaço do que o arquivo texto.
Declaração de arquivo binário em C Para declarar um arquivo precisamos ultilizar o tipo de dados FILE definido na stdio.h, nesse tipo de dados é possível armazenar as informações do arquivo. É necessário criar um ponteiro desse tipo, já que, muitas das vezes, não sabemos quanto de memória o arquivo