Atps teoria da contabilidade
ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DA CONTABILIDADE
RA 371269 - FELIPE SERRUDO DA SILVA
RA 373076 - ALTAIR RIGHI MARTINS
RA 365111 - JEAN BITENCOURT HERNANDES
RA 378063 – MICHELE DE OLIVEIRA GODINHO
RA 380507 – TATIANE CAMARGO DE ALMEIDA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
TUTOR A DISTÂNCIA: JUCIMARA SILVEIRA
PORTO ALEGRE, 19 DE NOVEMBRO DE 2012.
INTRODUÇÃO
Os princípios de existência da contabilidade, segundo alguns pesquisadores, foram observados por volta de ano 4.000 a.c, na civilização Sumério-Babilonense e coincidiu com a invenção da escrita.
As primeiras anotações eram feitas em termos físicos, somente havia trocas, o que fez com que sua evolução fosse bastante lenta.
Em 1.100 a.c, este quadro alterou por ocasião do surgimento da moeda, há informações que os primeiros rudimentos de balanço, surgiram no ano de 1.300 – Florença na Itália.
Entre os séculos XIII e XVII a contabilidade se distinguiu como uma disciplina adulta, justamente pelo fato de que neste período a atividade mercantil, econômica e cultural era muito importante, ou seja, a evolução da contabilidade sempre está associada ao desenvolvimento da sociedade como um todo.
Tornando a contabilidade considerada como pertencente ao ramo da ciência social, a intensidade das atividades mercantis, econômicas e culturais, determinou o surgimento e domínio das escolas de contabilidade, notadamente na Itália.
ETAPA 1
A ORIGEM DA CONTABILIDADE
A contabilidade existe desde o princípio da civilização humana, e durante muito tempo foi chamada “a arte da escrituração mercantil”. O homem observou que era preciso controlar, administrar e preservar seus bens e que poderia, através desse controle, obter lucros e foi através desta necessidade que surgiu a contabilidade.
Historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência contábil aproximadamente há 4000 anos AC. Entretanto, antes disto, o homem primitivo ao inventar o n° de instrumentos de caça e pesca disponíveis,