Produção de energia elétrica
Sumário
Introdução
A energia é tudo o que produz, podendo por isso tomar as mais variadas formas: Energia mecânica, calorífica, gravítica, eléctrica, química, magnética, radiante, nuclear. A energia não se cria nem se destrói, apenas se transforma, na qual o homem pode aproveitar e extrair da natureza e sem energia não consegue viver. Durante muitos anos só o ouro e as pedras preciosas eram considerados riqueza, hoje são os recursos energéticos que determinam a riqueza dos países, mas o consumo de energias foi tão devastador, que aumentou cerca de 46% em 2010 que levará uma duração apenas de algumas dezenas de anos. Atualmente 85% de energia gasta em todo o mundo provém do petróleo e do carvão.
Tudo o que sucede em nosso redor é provocado pela energia. Se sairmos à rua, se for de dia, o sol dá-nos luz e calor; se for de noite, as lâmpadas usam a energia eléctrica para gerar luz. O carro que nos leva para a escola, para casa ou para o emprego é munido com gasolina, um derivado do petróleo. Os alimentos que comemos constituem energia que usamos para as nossas tarefas diárias. Como podemos ver a energia faz com que tudo aconteça.
A História da Energia
A história da humanidade confunde-se com a história da energia, uma vez que a primeira forma de energia utilizada pelo homem foi a do seu próprio corpo na luta pela sobrevivência num mundo onde somente os fortes sobreviviam.
A história da energia começa na pré-história quando os homens das cavernas descobriram as utilidades do fogo para a sua alimentação e protecção. No inicio, quando um raio incendiava a vegetação, o homem apanhava as madeiras em chamas e levava-as, tentado prolongar o mais possível o período de tempo em que estas se mantinham acesas, já que ainda desconheciam a forma de fazer o fogo.
Com a descoberta do homem pré-histórico de como fazer fogo, com o atrito de pedras e madeiras, onde as fagulhas incendiavam a palha seca, começou