Impactos ambientais na produção de energia eletrica
Introdução
Vivemos em uma era de preocupação ambiental e o uso de nossos recursos energéticos é um dos principais fatores a afetar o ambiente.
As fontes de energia fornecem alguns dos elementos mais cruciais na construção de uma sociedade moderna, e tornam possíveis muitas das amenidades de que desfrutamos hoje em dia. Porém, a qualidade de vida é medida por outros fatores além dos bens materiais; a saúde e o bem-estar humanos e a natureza dos nossos sistemas sociais representam papéis importantes, senão fundamentais. Percebemos que somos parte de um quadro maior e que nosso bem-estar não pode ser dissociado do bem-estar do planeta.
A produção de energia e potência pode causar diversos efeitos ambientais adversos. Inquietações relacionadas com o aquecimento global, a chuva ácida e os resíduos radioativos ainda nos perseguem hoje em dia, e cada um destes temas está relacionado com a forma como usamos energia, entendendo que, o uso adequado desse recurso requer que se leve em consideração tanto as questões sociais como as tecnológicas.
E para melhor compreensão do tema abordado neste trabalho – impactos ambientais na geração de energia elétrica -, é necessário entender o que é energia e, principalmente, o que são impactos ambientais.
1. Energia: Uma definição inicial
A energia é um dos principais constituintes da sociedade moderna. Ela é necessária para se criar bens a partir dos recursos naturais e para fornecer muitos serviços dos quais temos nos beneficiado. O desenvolvimento econômico e os altos padrões de vida são processos complexos que compartilham um denominador comum: a disponibilidade de um abastecimento adequado e confiável de energia.
A energia pode ser ilustrada de muitas formas. Pode-se pensar sobre a “energia” que determinada pessoa tem ou sobre a energia cinética que uma pedra adquire ao ser jogada ou sobre a energia responsável pelo movimento dos automóveis ou, ainda, sobre a