O rapaz do pijama ás riscas - Resumo do livro
John Boyne
Resumo
Bruno, um rapaz de 9 anos, tem uma excelente educação e teve de se mudar de uma confortável casa para uma casa numa zona desértica, onde não havia nada para fazer, tudo era desagradável e não existia ninguém para ele brincar.
Tudo começou com o inesperado jantar de Fúria em sua casa. Desde aí o pai de Bruno começou a ser tratado por “comandante”, Fúria era aquele que governava o país, era baixo, com um pequeno bigode e antipático. A sua visita foi rodeada de regras impostas pelo seu pai, para ele e para Gretel, a sua irmã de 12 anos.
Bruno era impedido de entrar em algumas divisões da mansão, tais como: o escritório do pai e a casa de banho principal; existia muita disciplina e rigor. No seu dia-a-dia, Bruno conseguia através da janela do seu quarto ver Berlim de uma ponta à outra. Parecia um dia normal, mas quando Bruno chegou da escola era dia de mudanças.
A casa em Acho-Vil (situada na zona desértica) não se comparava à sua casa de Berlim, estava isolada, no meio do nada, era muito mais pequena, foi um choque para Bruno que não queria ficar ali, longe dos seus amigos, daquilo que gostava, mas a sua estadia não era curta e Bruno teve de se mentalizar e adaptar àquele novo ambiente, àquelas saídas e entradas de soldados, tudo por causa do novo cargo de “comandante” do pai,
Bruno descobriu que a vista da janela do seu quarto era misteriosa e que nunca tinha visto: uma longa vedação de arame farpado e centenas de pessoas com o que parecia um pijama às riscas.
O rapaz andava triste e é então que Bruno decide investigar, pois não havia nada com que se entreter. Andou bastante tempo junto da vedação até que começou por ver um ponto que se transformou numa mancha, que por sua vez se transformou num vulto e num rapaz sentado no chão, com uma expressão triste, ausente, muito magro, careca, com uma bracelete com um símbolo esquisito, vestido com aquele pijama e aquele barrete que tinha visto da janela do seu