produção de cerveja
CENTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DE CAPINZAL
TÉCNICO EM ALIMENTOS
Produção de cerveja
2014
INTRODUÇÃO
Cerveja
O presente trabalho tem como objetivo mostrar o processo de fabricação da cerveja, além disso, mostrar um pouco da história da cerveja, onde e como surgiu.
A cerveja é uma bebida muito apreciada pela população em geral. É um produto desenvolvido em grandes e pequenas indústrias do mundo, a mesma possui inúmeras variedades, mas seu processamento é basicamente o mesmo.
O homem conheceu o processo de fermentação há mais de 10.000 anos, provavelmente devido ao contato da água com cereal que posteriormente sofreu fermentação, gerando álcool.
A primeira prova arqueológica referente à produção de cerveja vem da Suméria. Os sumérios teriam percebido que a massa do pão, quando molhada, fermentava, assim imagina-se o surgimento de uma forma "primitiva" da cerveja, o famoso "pão líquido". Tudo isto aconteceu por volta de 6.000 A.C.
Por algum tempo os gregos e romanos passaram a dar preferência ao vinho, e a cerveja tornou-se a bebida das classes menos favorecidas, especialmente nas regiões sob domínio romano, e principalmente, entre germanos e gauleses. Foram os romanos que começaram a usar a denominação cervesia para a bebida, em homenagem a Ceres, deusa da agricultura e da fertilidade.
No Brasil a cerveja demorou a chegar, impedida pelos portugueses, que temiam perder o mercado de seus famosos vinhos. Somente em 1808, a cerveja foi trazida pela Família Real, que veio de mudança para a nova colônia, apenas porque o Rei não podia ficar sem sua bebida predileta. Com a abertura dos portos às nações amigas, a Inglaterra foi a primeira a introduzir a cerveja na colônia.
A bebida consumida pelos brasileiros era a gengibirra, produzida com farinha de milho, gengibre, casca de limão e água. Em outra versão, a caramuru, mistura de milho, gengibre, açúcar mascavo e água, fermentava durante uma semana. Em 1836 o