Produçao de cerveja
A cerveja é uma bebida composta por água, malte, lúpulo e levedura, obtida a partir da fermentação natural da cevada, na qual o açúcar existente nos próprios ingredientes é transformado em álcool. Acredita-se, tenha sido a primeira bebida alcoólica desenvolvida pelo homem.
Matéria Prima
Água - é a matéria-prima, mais importante para a fabricação de cerveja.
Malte - é um produto rico em açúcar, obtido com a germinação parcial dos grãos de cereais.
Lúpulo - é responsável pelo aroma acre e sabor amargo característicos da cerveja.
Leveduras - são utilizadas na indústria cervejeira graças à sua capacidade de transformar açúcar em álcool.
Etapas da produção
A primeira fase do processo produtivo ocorre na chamada sala de fabricação, onde as matérias-primas (malte e adjuntos) são misturadas em água e dissolvidas, para que se obtenha uma mistura líquida açucarada chamada mosto, que é a base para a futura cerveja.
Aquecimento para facilitar a dissolução
Transformação do amido em açúcar pelas enzimas do malte
Filtração para separar as cascas do malte e dos adjuntos
Adição do lúpulo Fervura do mosto para dissolução do lúpulo e esterilização Resfriamento
O processo de mosturação baseia-se exclusivamente em fenômenos naturais, tendo grande semelhança com o ato de cozinhar. A fase fundamental é a transformação de amido em açúcar por meio das enzimas do malte.
Fermentação – A descrição tradicional do processo de fermentação em cervejarias é a conversão processada pela levedura (fermento) de glicose em etanol e gás carbônico, sob condições anaeróbicas. Está conversão se dá com a liberação de calor.
C6H12O6 2C2H5OH + 2CO2 + calor
A fermentação é certamente a fase mais importante para o paladar da cerveja, visto que, paralelamente à transformação de açúcar em álcool e gás carbônico, o fermento produz outras substâncias, em pequenas quantidades, responsáveis pelo aroma e o sabor do produto.
Na elaboração de uma boa cerveja, vários