produçaõ de mandioca
PRODUÇÃO DE MANDIOCA
RONALDO MARTINS PRIMO TURMA: 27 A
Prof. CARLOS MOURÃO
SÃO CARLOS
ÉPOCAS DE PLANTIO
Considerando as condições do clima paulista, com algumas exceções, é possível plantar a mandioca, durante o ano todo, desde que se cumpram os requisitos necessários: ramas maduras, isto é, originadas de plantas que tenham completado um ciclo vegetativo; sadias, grossura e tamanhos recomendáveis e de colheita recente ou bem conservadas, solo bem preparado, visando manter a sua umidade.
Considerando-se o regime de rotação de cultura a ser observado e os ciclos normais indicados para as culturas, deve-se organizar o trabalho de modo a se poder plantar a muda á medida que se colhe, mesmo a partir de março ou abril, e indispensável a programação dos trabalhos de modo a permitir o preparo do terreno em tempo de realizar-se esse plantio antecipado até junho ou julho.
Quando, por qualquer circunstância, não se puder preparar o terreno convenientemente, normalmente de agosto em diante, em face de período de seca, deve-se aguardar, para o seu preparo e plantio, na ocorrência de chuvas, e seguir sempre esta norma: aproveitar da melhor maneira possível as condições locais para se antecipar ao Maximo a época do plantio, considerando-se que o mês de maio , em média, é a melhor época.
QUANTIDADE DE MATERIAL NECESSARIO PARA PLANTIO
A quantidade de manivas para plantio de um hectare é de 10.000 manivas se utilizado o espaçamento ideal que é de 1,0m entre plantas e 1,0m entre fileiras de plantas.
O sistema de plantio em fileiras simples recomenda que utilize o espaçamento de 1,00 x 0,60m com 16.666 plantas por hectare.