atps
Este artigo trata-se da importância do treinamento nas organizações, e o seu reflexo nos demais subsistemas de recursos humanos como o recrutamento e seleção, gestão de cargos e salários, avaliação de desempenho e carreiras. Segundo Robbins (2002) comenta que, o treinamento a afeta no resultado da empresa, já que por meio dele, a organização pode proporcionar ao funcionário a qualificação continuada para o trabalho que desenvolve e melhoria de sua performance profissional. O treinamento toda uma importância nunca antes vista. A pessoas melhores preparadas produzem melhores e se sentem produtivas, contribuindo para si e para a organização. O treinamento deve possibilitar melhor capacitação, aumento de moral, eficiência e eficácia, produtividade, melhoria do ambiente de trabalho alinhado a estratégia da organização na qual se refletirá todo esse investimento.
2. ASPECTOS HISTORICOS DA GESTÃO DE PESSOAS
A Administração Cientifica desenvolvida por Frederick Taylor, destaca Chiavenato (1999), mostrou ao mundo que o estudo sistemático e cientifico do trabalho podia levar a maior eficiência. Os argumentos de Taylor em prol da especialização e treinamento fomentaram a necessidade de um departamento de pessoal para administrar esta questão.
2.1 Os subsistemas de recursos humanos
Administração de Recursos Humanos foi implementada originalmente pelas organizações com o objetivo principal de prestar serviços à própria empresa para suprir suas necessidades operacionais, e, também para atender a suas exigências legais. Os subsistemas de gestão de pessoas segundo MARRAS (2000), são recrutamento, seleção, treinamento, higieni e segurança no trabalho, cargos e salarios e avaliação do desenpenho. Por tanto recrutar não é sinonimo apenas de atrair pessoas, ao contrario a função do recrutamento é suprir a necessidade da empresa, abastecer, adequar o processo de seleção aporta (CHIAVENATO, 1997).
2.2 O