Producao Textual Inter 2
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 DIREITO EMPRESARIAL – PRIMEIRO DESAFIO 4
2.2 SEGUNDO DESAFIO 10
2.3 TERCEIRO DESAFIO 11
3 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho venho por meio de uma entrevista com um empreendedor, discutir e analisar os diversos aspectos propostos, fazendo com que se analise e identifique os respectivos tópicos das mesmas dentro da empresa.
2 DESENVOLVIMENTO
Nessa etapa do trabalho, viso apresentar itens propostos para a entrevista, onde realizei com Senhor Genivaldo Ferreira, proprietário da Genios Moto Pecas Ltda.
2.1 DIREITO EMPRESARIAL – PRIMEIRO DESAFIO
Direito Empresarial é o conjunto de normas (regras e princípios) que disciplinam a organização e o exercício profissional de uma atividade econômica dirigida à satisfação das necessidades do mercado, bem como os atos singulares em que esta atividade se concretiza.”
a) O problema da nomenclatura: Direito Empresarial ou Direito Comercial;
Inegavelmente a expressão direito comercial se consagrou no mundo jurídico-acadêmico e profissional, sobretudo porque o comércio foi a atividade percursora do Direito.
Mas, atualmente o direito comercial não cuida apenas do comércio, ampliou seus horizontes para disciplinar toda a atividade econômica exercida profissionalmente, com fim lucrativo e com finalidade de produzir e circular bens ou serviços.
Então, hoje o direito comercial cuida de relações empresariais.
O direito empresarial é um ramo jurídico especial de direito privado destinado à regulação das atividades econômicas e dos seus agentes produtivos. E se aplica aos agentes econômicos chamados de comerciantes e, doravante denominados de empresários individuais e as sociedades empresárias.
A autonomia do direito comercial em razão do direito civil não significa que sejam ramos incomunicáveis e contrapostos. Estando tanto o direito civil como o direito privado englobados