TRANSPORTE E LOGISTICA AULA IV
AULA – IV.
Princípios Básicos de Armazenagem
1. Planejamento
Avaliar previamente a área de armazenagem
Verificar a existência de efetivas condições físicas e técnicas
Observar a natureza, peso e dimensões unitárias
Considerar as características de manuseio e segurança
2. Flexibilidade Operacional
Promover a adaptabilidade de corredores, docas, portas e equipamentos disponíveis em uma área de armazenagem, de modo a receber com facilidade, simultânea ou sucessivamente, produtos com diferentes características de movimentação.
3. Simplificação
Desenvolver, adaptar e/ou implantar o arranjo físico de uma área de armazenagem, levando em conta as características dos equipamentos disponíveis e a localização de docas, portas e corredores, com o objetivo de simplificar ao máximo os fluxos de entrada e saída, de modo a obter a maior produtividade possível, sem ocasionar gargalos.
4. Integração
Planejar a integração simultânea do maior número de atividades possível, organizando e coordenando todas as operações simultâneas.
5. Otimização do espaço físico
Armazenamento técnico e seguro, para possibilitar a fácil movimentação da maior quantidade possível de mercadorias em uma única área de armazenagem, observando a resistência estrutural do piso e a capacidade volumétrica da área.
6. Otimização de equipamentos
Analisar, dimensionar, desenvolver, padronizar sistematizar e implantar um conjunto de procedimentos direcionados à racionalização dos equipamentos e equipes de trabalho.
7. Verticalização
Aproveitar os espaços verticais da melhor maneira possível, sem perder de vista a segurança na movimentação.
8. Mecanização
Avaliar as reais necessidades, possibilidades e relação custo-benefício passiveis de serem obtidos com a mecanização dos procedimentos de movimentação de mercadorias.
9. Automação
Avaliar a real necessidade e a relação custo-benefício de automatizar o gerenciamento da armazenagem,