Hermeneutica Lassalle
Resenha baseada no livro– Que é uma constituição? – Autor Ferdinand Lassalle
O livro traz os conceitos da constituição baseado nos pensamentos de Lassalle, a pergunta do título é trazida ao texto em vários momentos, há exemplos em que no início é absurdo, mas que depois faz todo o sentido o porque ele foi usado, o autor usa de um método que mostra como podemos chegar a resposta da pergunta principal e como podemos acompanhar o sua explicação e entendermos realmente a importância da essência da constituição , nunca antes pensada e observado por outros. E ainda traz diversos conhecimentos a par dos seus ensinamentos e exemplos, além de como a sociedade agiria se todas as leis acabassem em um piscar de olhos.
O autor traz o dilema que é “que é uma constituição?” é as respostas dadas pelas pessoas são diversas e muitas vezes inadequadas e insuficientes para sanar a questão tratada. Quando não são dadas as respostas certas abre-se mais questões a serem respondidas e isso viraria uma verdadeira bola de neve e não seria respondida a questão . Para Lassale não é uma leitura na legislação de 1850 da Prussia que responderia, tudo deve ser pensado.
O autor deu uma resposta que diria que a constituição é uma fonte primitiva da qual nascem a arte e a sabedoria constitucional e como tudo deve ser pensado e estudado ele ainda traz um método que sanaria todas as questões e este se baseia em comparar as coisas cujo conceito não sabemos com outra semelhante a ela, para entendermos nitidamente as diferenças que afastam uma da outra.
Para ficar mais clara a explicação foi lançado um exemplo, pelo qual o estopim foi absurdo ,mas o decorrer foi digno de uma explicação e ele era demonstrado em um momento qualquer do tempo que em um piscar de olhos todas as constituição somem e vira um caos , e são tratados dos os aspectos ,
todas as classes, tudo é envolvido ,deixando claro que a construção da constituição é baseada