Processos
Conceituar “processos psicológicos básicos”
De 13 a 20/08/14
Para estudar processos psicológicos básicos, o primeiro passo é conceituar o que são processos psicológicos básicos. O que define um processo psicológico básico? Quais são suas características? Por que são assim denominados?
Vamos construir juntos esse conceito em sala de aula. Para isso, é importante que pesquisem o significado de cada um desses termos. Consultem dicionários de psicologia, de filosofia ou de português o significado dos termos “processo”, “psicológico” e básico”, separadamente. Tragam o dicionário com a definição marcada para sala de aula, ou xeroquem o material. Se pesquisarem em dicionários online, imprimam as definições solicitadas. Vocês também podem copiar as definições e trazê-las anotadas em uma folha. O importante é vocês terem as definições em sala de aula na próxima semana. Lembrem que esse material será a matéria prima de nossa próxima aula. Não esqueçam de registrar as referências da obra da qual retiraram as definições. É provável que não encontrem a definição do termo “psicológico” nos dicionários, por se tratar de um adjetivo. Sendo assim, pesquisem o significado do termo “psicologia”.
É importante também que vocês leiam as definições dos termos pesquisados antes da aula. Não precisam trazer nada por escrito acerca das definições, apenas leiam-nas.
Na biblioteca da universidade estão disponíveis 11 diferentes dicionários de psicologia. Não há dicionários de filosofia. Portanto, vocês podem consultar apenas os dicionários de psicologia e de português. A menos que algum de vocês tenha acesso a outras bibliotecas nas quais estejam disponíveis dicionários de filosofia. Tragam ao menos uma definição para cada um dos termos. Se não existirem definições dos termos nos dicionários de psicologia, consultem apenas o de português. Lembrem que os dicionários não podem ser levados para empréstimo, então vocês precisam consultá-los com