Administração
Pós-graduação em Bovinocultura Leiteira
SISTEMAS AGROSSILVIPASTORIS
LARANJEIRAS DO SUL
2014
Trabalho de Pós em Bovinocultura Leiteira
Agrossilvipastoril
Trabalho de pós graduação apresentado à disciplina de Pós-graduação em Bovinocultura Leiteira do curso de Administração, sob orientação do prof°:Eng.Agr.Esp.Jonas Marcelo Ramon FAI - Faculdades Alto Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Paraná.
LARANJEIRAS DO SUL
2014
INTRODUÇÃO
Sabe-se que o produtor rural, em sua grande maioria, não faz o custeio de quanto investiu na sua produção agrícola, quando seu foco é saber o quanto terá de retorno no fim do processo de venda do produto. Ao levantar a questão de custos e despesas com insumos e maquinário, não se obtém respostas. Apesar da presente automação do campo, ainda existem casos de produtores confiarem na intuição que seu trabalho sempre foi feito daquela maneira, deixando de lado o controle detalhado de questões importantes, gerando casos onde o lucro visualizado é muito menor que o que seria alcançado com um gerenciamento mais eficiente.
A cultura do campo para o pequeno agricultor pouco mudou em muitas propriedades, onde o trabalho de sol a sol é a técnica mais adequada, porém, observa-se uma presente mudança com a adoção de novas práticas de manejo e produção. A implementação pode ser tardia, mas à medida que os produtores observam casos de pequenas propriedades prosperando sem a necessidade de grandes investimentos e menor espaço de tempo, percebem a hora de mudar suas práticas. Mas o planejamento deve ser feito de médio e longo prazo sendo a sucessão familiar pode gerar entraves no processo de implementação.
Com a mudança cultural no campo, os produtores que adotam a gestão de recursos consciente, que mescla o conhecimento empírico desses trabalhadores com o conhecimento técnico e tecnologia de ponta, geram resultados que até certo tempo atrás não