Processos
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E DO ESTILO DE LIDERANÇA DAS
COMPETÊNCIAS RELACIONAIS, NO EXERCÍCIO GERENCIAL NAS
ORGANIZAÇÕES E PARA A BUSCA DA COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL.
1 INTRODUÇÃO
Nos dias de hoje, para uma empresa conseguir sobreviver, ela deve entender que somente o lucro, não pode ser mais o objetivo final de seus esforços. A empresa, seja qual for seu ramo de ocupação, deve ter em mente que o desenvolvimento de seus funcionários, tanto pessoal quanto profissional, são decisivos para o sucesso de qualquer organização. Por este motivo muito tem se discutido e trabalhado para aprimorar as formas de adquirir este desenvolvimento, fazendo assim o aprimoramento das pessoas em todos os setores de uma empresa, por meio de incentivo e treinamento.
Outro fator fundamental é saber identificar e dar subsídios para o desenvolvimento de qualidades inerentes de seus colaboradores, conseguindo com isso aprimorar o grupo em que estes funcionários estão inseridos trazendo conhecimentos e aprimoramento pessoal, que tem papel fundamental para o crescimento pessoal e consequentemente de uma empresa.
Neste artigo serão abordados alguns temas de vital importância para que a empresa possa ter sucesso neste moderno modelo administrativo, para com isso conseguir manter-se e ter sucesso neste mundo competitivo em que estamos inseridos nos dias de hoje.
Serão abordados os seguintes temas:
- A importância, do papel do autoconhecimento e da inteligência emocional afim de conquistar bons resultados gerenciais.
- A importância do trabalho em equipe e do processo de comunicação para se alcançar competitividade de forma sadia e resultados gerenciais.
- O impacto dos estilos de liderança nos resultados com a equipe e organizacionais, usando a Estratégia e Competitividade.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para Sabino (2008), “Para o líder ser bem sucedido, ele deve saber lidar com alguns aspectos da