Administração Pública e ONG
• Problema de pesquisa: As ONG´s existem para “chegarem” onde o Estado não alcança – Não Governamental, mas, com apoio ao Governo!
• Objetivo Geral: Demonstrar a necessidade da existência dessas Organizações para a sociedade.
• Objetivos Específicos: Demonstrar que apesar de todas as dificuldades, as ONG´s conseguem desempenhar um bom trabalho, ajudando nas ações sociais do Estado.
• Justificativa: O presente trabalho tem por objetivo apresentar a problemática das Organizações não governamentais x Governo do Estado, pois elas existem para dar “suporte” nas ações desenvolvidas em diversas áreas, em especial as ações sociais nas Varas da Infância e Adolescência. Vamos nos ater ao exemplo de uma ONG que desenvolve ações de abrigamento à crianças abandonas. No Estado do Amazonas, a Secretaria especializada em Ação Social, não oferece nenhum tipo serviço de acolhimento. Se, diante de tal problemática, a ONG não existisse, as crianças em estado de vulnerabilidade, ficariam a mercê da sorte.
Diante de tal entendimento, as Organizações Não Governamentais, desenvolvem , sem dúvida alguma, um papel super importante na sociedade, através de voluntariado e doações de pessoas comprometidas com o próximo, empenhadas para que de alguma forma, o sofrimento dessas crianças se minimize.
Uma alternativa que pode representar um final feliz para crianças abandonadas pela família é quando são escolhidas para adoção. Trazendo isso à realidade, pode ser definido como por exemplo o trabalho da Aldeias Infantis SOS Brasil, uma organização não-governamental que existe há 46 anos no país. Segundo a diretora nacional da Aldeias Infantis SOS Brasil, Luiza Marinheiro, a proposta do ONG é oferecer uma família substituta para essas crianças, que, em vez de serem levadas para outros abrigos, passam a morar em verdadeiros lares. "Nossa visão é que toda criança tem o direito de pertencer a uma família e possa crescer com