processos
Resumo:
A realidade das empresas de modo geral é a necessidade de criar uma estrutura organizacional que as ajude nas tomadas de decisões e definição dos seus processos de forma a agregar valores aos seus bens e serviços.
As empresas estão procurando se organizar por processos para terem maior eficiência na obtenção de seu produto ou serviço, melhor adaptação á mudança , melhor integração de seus esforços e maior capacidade de aprendizado ( Gonçalves, 1997 a ). As organizações estruturadas por tarefas precisam ser redesenhadas para poder funcionar por processos. Algumas empresas acabam dando alguns passos e desistem logo depois , s em saber ao certo como prosseguir.
Com isso estão criando procedimentos padrões operacionais no sentido de organizar processos produtivos que com certeza melhoram a qualidade dos produtos e unificam as tarefas reduzindo custos, tempo e mão de obra ociosa. Algumas pessoas também validam esses processos para garantir qualitativamente e quantitativamente seu produto final com excelência de qualidade.
O processo é um conceito fundamental no projeto dos meios pelos quais uma empresa pretende produzir e entregar seus produtos e serviços aos clientes . Além disso muitos dos processos nas empresas são repetitivos e envolvem no seu conjunto , a maioria das pessoas da organização. Muitos dos processos das áreas não fabris das empresas não são prontamente reconhecidos porque são poucos visíveis . O Trabalho nos escritórios , por exemplo , segue fluxos que são conduzidos pelos cabos da rede informatizada, e não é tão facilmente observável o deslocamento do trabalho sendo realizado. Isso demostra a falta de visibilidade dos processos de trabalho nas empresas que apesar das tecnologias empregadas para executá-los hora ele não é reconhecido e em outro momento não são visíveis , isto é , o fluxo de trabalho segue silencioso sem poder ser observado ou avaliado de tangível . Podemos citar o exemplo