processos
Toxoplasmose Ocular segunda-feira, agosto 09, 2010 Dr. Renato Souza Oliveira 329 comments
A Toxoplasmose Ocular é uma doença causada por um parasita chamado Toxoplasma gondii. A toxoplasmose pode causar diversas alterações no nosso organismo. Nesse texto, falaremos apenas das lesões oculares causadas pela toxoplasmose, a Toxoplasmose Ocular.
Como se pega Toxoplasmose Ocular?
O toxoplasma Gondii que é o germe causador da toxoplasmose pode ser contraído de 2 formas:
Através da ingestão de alimentos contaminados, como verduras, legumes, água, carne de porco mal cozida etc...
Através da passagem do parasita pela placenta. Ou seja, uma gestante contaminada pela toxoplasmose pode transmitir a doença para o ser filho durante a gravidez.
Acredita-se que a maioria das lesões oculares causadas pela toxoplasmose seja decorrente de casos de transmissão intraútero.
Vale ressaltar, que nem todos os pacientes que contraem o toxoplasma vão ter lesões no olho. Alguns vão ter apenas lesões em outros órgãos ou sintomas parecidos com uma gripe comum. Não sabemos porque algumas pessoas vão apresentar lesões oculares e outros não.
O que a Toxoplasmose causa no Olho?
A toxoplasmose ocular pode causar lesões na parte anterior do olho, chamada uveite anterior. Essa forma é leve e geralmente não deixa grandes seqüelas se tratada corretamente.
A forma mais grave da toxoplasmose ocular são as lesões da retina e da coróide. Essa forma é chamada de coriorretinite ou uveite posterior.
A retina é a estrutura do olho que capta as imagens e leva para o cérebro através do nervo óptico. A toxoplasmose ocular causa uma lesão na retina causando uma cicatriz. No local dessa cicatriz a retina não funciona mais. Logo, podemos concluir que se a cicatriz for grande e em uma parte importante da retina, a pessoa pode ter a visão bastante prejudicada. Entretanto, se a lesão for pequena e numa região mais