Processos
Tecnologia em processos industriais
Questões sobre o processo de fundição
1 - O que é processo de fundição?
Resp. Fundição é o processo mais versátil de transformação dos metais, no qual um metal liquido preenche as cavidades do molde com o formato da peça que se quer fabricar. Podem ser fundidos diversos materiais tais como aço, cobre e ferro, desde que consideradas suas características específicas.
2 – Qual sua vantagem e quando a utilizamos?
Resp. A principal vantagem da fundição é que ela permite a fabricação de qualquer formato de peças bem como nos mais variados tamanhos, desde pequenas peças até máquinas ferramentas e máquinas agrícolas, por exemplo.
Duas outras grandes vantagens são o fato de que a fundição não requer processos anteriores, uma vez que trabalha a partir da matéria-prima em estado líquido e permite um alto grau de automação de processos resultando na possibilidade de produção em série.
Além destas vantagens, permite a produção de peças com paredes finas e com pouco peso, o que reflete na economia do processo, além da tolerância dimensional.
Sem a fundição não seria possível fabricar motores de veículos como se fabrica hoje
3 – O que é material refratário?
Resp. São materiais cerâmicos que utilizam argilas minerais de alto ponto de fusão, capazes de suportar temperaturas elevadas sem falhar (no caso da fundição a falha seria “trinca do molde”, resultando no vazamento do material e, consequentemente, perda da peça).
4 – Quais os riscos que um operador de forno de fundição está exposto?
Resp. Riscos físicos (temperaturas extremas – calor excessivo, ruído), químicos (gases, poeiras e fumos) e de acidentes (quedas, queimaduras, queda de materiais por içamento).
5 – Quais EPIs são necessários no processo de fundição?
Resp. Capacete, óculos de segurança, protetor auricular, máscara de proteção respiratória, luvas, botas , vestimenta e avental, de acordo com a parte do processo a que estiver