Processos Gerenciais
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.
2. DESENVOLVIMENTO.
3. PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL.
4. O QUE É PLANEJAMENTO?
5. TIPOLOGIA.
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS.
7. PROJETO.
8. DIREÇÃO.
9. ESTILOS DE DIREÇÃO, TEORIA X E TEORIA Y.
10. CONTROLE DA AÇÃO EMPRESARIAL.
11. OBJETIVO GERAL.
12. OBJETIVOS ESPECÍFICOS.
13. JUSTIFICATIVAS.
14. MÉTODOS.
15. ORGANOGRAMA.
16. VIABILIDADE E CRONOGRAMA.
17. CONSIDERAÇÕES FINAIS.
18. IMPLICAÇÕES ÉTICAS.
19. CONCLUSÃO FINAL.
20. BIBLIOGRAFIA.
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir destaca o que é planejamento e suas definições.
Segundo cada autor, poderemos nos conscientizar e por em pratica a ideia do planejamento e suas funções dentro de uma empresa, em uma escola, em casa ou onde estamos desenvolvendo um trabalho.
DESENVOLVIMENTO
Planejamento Estratégico: É um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam toda a empresa por longos períodos de tempo.
Planejamento Tático: Se refere ao nível intermediário da organização, ou seja, do nível dos departamentos ou unidades de negócio da empresa. Como tal, ele é elaborado pelos gerentes ou executivos no tocante ao programa de atividades de seu órgão, tendo por base o planejamento estratégico da empresa e o objetivo de contribuir para que este tenha sucesso.
Planejamento Operacional: O planejamento se preocupa basicamente com “o que fazer” e com o “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas. Referem-se especificamente as tarefas e operações realizadas no dia-a-dia no nível operacional. Como está inserido na lógica de sistema fechado, o planejamento operacional focaliza a otimização e a maximização de resultados.
AUTOR: (Idalberto Chiavenato).
Planejamento Estratégico: É definido como processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado.
Planejamento Tático: Serve como guia para o