Processos de aprendizagem
Estágio Supervisionado I
* Importância da Aprendizagem – é proporcional ao grau de evolução da espécie. Animais menos evoluídos também podem aprender, porém esta aprendizagem tem pouco ou nenhum valor.
* Comportamento instintivo – é universal e uniforme para cada espécie. Aparece de repente, não precisando de treino nem aprendizagem e tem valor de sobrevivência para cada espécie. Quanto menos evoluída uma espécie mais fixo e estereotipado é o seu comportamento instintivo.
Tipos de aprendizagem
* Condicionamento simples ou clássico – é também chamado de reflexo condicionado. Experimento de Pavlov: som de campainha cachorro comida salivação
Resposta condicionada
Resposta condicionada
Estímulo condicionado
Estímulo condicionado som de campainha cachorro salivação
Estímulos condicionados podem se dissociados da resposta condicionada através do processo de extinção. Este condicionamento é a causa dos nossos medos, simpatias, antipatias e preferências.
* Condicionamento operante (Skinner) – existem comportamentos que aparecem sem estímulo específico voluntário, são voluntários e procuram gerar consequências. Exemplo: REFORÇO é qualquer evento que aumenta a frequência de uma resposta (elogios, dinheiro, prêmios, carinhos). Sua característica é que o reforço só vem depois da resposta correta.
Resposta certa prêmio, dinheiro, elogio
Reforço positivo (premiação) x Reforço negativo (punição) – esporádicos e parciais
Este tipo de condicionamento permite a uma aprendizagem mais rápida, porém quando usado com muita frequência diminui o seu poder. Exemplo: estratégia de marketing onde é preciso acumular tampas, rótulos, etc para finalmente conseguir um prêmio.
* Ensaio-e-erro (Thorndike) – é caracterizado pela eliminação gradual das tentativas que levam ao erro e manutenção das tentativas bem