Processo de aprendizagem
O PROCESSO DA APRENDIZAGEM
Antonio Barbosa Santos
Resumo:. É necessário que haja na escola espaço para transformação, para desenvolver o potencial dos alunos. Assim, ela deve estar aberta às diferenças e aos erros, pois às contradições e à colaboração mútua. Aonde o processo de aprendizagem dos alunos vai sendo assim construída mediante processo de relação do indivíduo com seu ambiente sócio-cultural e com o suporte de outros indivíduos mais experientes. No caso da criança, representa uma situação cognitiva em que ela só consegue resolver determinadas tarefas mais difíceis com auxílio de alguém mais experiente, a escola deve desenvolver nos níveis de tarefas de fácil compreensão, reproduzindo conhecimento que o aluno já seja capaz de adquirir sozinho, ou tornase um espaço de interação com conhecimento.
Palavras Chave: conhecimento, transformação, interação, indivíduo, inteligência, organizar, planificar e educadores.
Teoria de Vygotsky no Processo de Aprendizagem
Para Vygotsky o desenvolvimento cultural da criança aparece segundo a lei da dupla formação, em que todas as funções aparecem duas vezes: primeiro no nível social e depois no nível individual; ou seja, primeiro entre as pessoas e depois no interior da criança. Poder-se assim dizer que o desenvolvimento cultural do aluno, assim o seu processo de aprendizagem, se dá mediante o processo de relação do aluno com o professor ou com outros alunos mais competentes.
2
Em outras palavras, Vygotsky entendem que os processos psíquicos e a aprendizagem entre eles, ocorrem por assimilações de ações exteriores, interiorizações desenvolvidas através da linguagem interna que permite formar abstrações. Assim tem a finalidade da aprendizagem é a assimilação consciente do mundo físico mediante a interiorização gradual de atos externos e suas transformações em ações mentais. Nesse processo, a aprendizagem se produz, pelo constante diálogo entre o exterior e interior do indivíduo, uma vez que para