processos de aprendizagem
Cristiane Helena Vaz Benites
Graciana Tatsh
Mara Sandra Silva de Lima
Simone Regina Barbosa Santana
Prof. Maria Elizete Inácio
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED 0321) – História da Educação
05/07/11
RESUMO
As Tendências Pedagógicas são praticas aplicadas na educação, estas estão diretamente ligadas a um contexto histórico, que interfere na vida, na política, na economia, na sociedade, na cultura e nas tradições vigentes. Por estarem dentro de específicos contextos e fatos históricos, as tendências se diferenciam umas das outras, com ideias convergentes e divergentes. A escola tem um grande papel social e está diretamente vinculada a questões políticas. Cada momento tem um ou mais pensadores que se destacam com suas ideias inovadoras para com a educação. A grande certeza de tudo isso é que independente da tendência pedagógica, do tempo, dos pensadores e dos fatos vividos, as ideias de importantes pensadores, sempre estiveram à frente do seu tempo e algumas dessas ideias, assim como seus pensadores, incomodaram pessoas que não estavam interessadas em apoiar a educação e estas, infelizmente detinham o poder.
Palavras-chave: Tendências; Escola; Pensadores.
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é analisar e apresentar as diferentes tendências pedagógicas na prática escolar brasileira, numa tentativa de contribuir, teoricamente, para a formação continuada de professores.
Sabe-se que a prática escolar está sujeita as condições de ordem sociopolítica que implicam diferentes concepções de homem e de sociedade e, conseqüentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola e da aprendizagem, o presente trabalho, apresenta o modo como os professores realizam o seu trabalho na escola e o contexto histórico das tendências vigentes, bem como seus pensadores que marcaram épocas, contribuindo para um indiscutível legado à história da educação.
Este estudo tem