Aprendizagem, processo
VILMAR HOFFMANN JUNIOR
JULIANA DIAS
PSICOLOGIA GERAL
APRENDIZAGEM
FRANCISCO BELTRÃO – PR
MAIO/2013
Aprendizagem
A aprendizagem inicia-se com a capacidade de identificação de objetos, símbolos e sons e prossegue, imediatamente, com o desenvolvimento da linguagem.
Segundo Pollack (1997):
“Pelo menos alguns dos genes humanos que participam da criação da linguagem devem ser ativos na formação e no funcionamento de um pequeno setor do cérebro humano batizado em homenagem ao cientista Paul Broca; as estruturas dessa região estão intimamente relacionadas à capacidade de falar e compreender um idioma, e próximas de estruturas responsáveis pelos movimentos repetitivos de braços e dedos.” (Pág. 155)
Esse mecanismo citado pelo autor se refere a capacidade de comunicação, falada ou gestual, mas se for causada alguma lesão nesse mecanismo pode ser afetado um ou ambos os modos de comunicação. Como o desenvolvimento da linguagem esta diretamente relacionado a aprendizagem, qualquer interrupção no processo de desenvolvimento da linguagem afetara o desenvolvimento da aprendizagem.
A compreensão e interiorização da cultura em que cada um está inserido é o pressuposto fundamental da aprendizagem. todas as funções psicológicas superiores são geradas na cultura da nossa aprendizagem e respondem não só a um desenho genético, mas principalmente a um desenho cultural. Tudo que captamos e aprendemos se relaciona automaticamente com a cultura em que o indivíduo vive. Mas a aprendizagem é um processo único de cada individuo assim a forma com que o individuo aprende é única. Contudo todos possuem modos gerais de aprendizagem, que é a base de trabalho das Escolas e Academias.
Com a evolução das espécies animais, percebe-se que, à medida que há um evolução , mais complexas vão se tornando as experiências dos indivíduos com o meio onde estão inseridos, sendo exclusivamente do ser humano as