Teoria da administração
ABORDAGENS HUMANÍSTICA, NEOCLÁSSICA E ESTRUTURALISTA.
DESAFIO DE APRENDIZAGEM - elaborado como atividade para obtenção de nota da disciplina de Técnicas de Negociação do curso de Administração da Faculdade Anhanguera – Polo Cuiabá – 1º semestre de 2011.
Alunos (a):
INTRODUÇÃO
Na administração as abordagens representam uma maneira específica de encarar a tarefa e as características do trabalho de administração.
A abordagem humanística se preocupa com o trabalhador enquanto ser social, tendo como visão não a pessoa humana, mas a pessoa-operário. A abordagem neoclássica esta mais voltada para as preocupações dos administradores(empresários,diretores e gerentes) em dar organização a uma série de modelos e técnicas administrativas. A abordagem estruturalista representa uma visão crítica da organização formal. Portanto estaremos enfatizando sobre o surgimento dessas abordagens e quais suas características.
ABORDAGEM HUMANÍSTICA A Abordagem humanística da administração representa uma transferência da ênfase anterior, colocada nos aspectos técnicos e formais da administração para os aspectos sociológicos e psicológicos do trabalho. Esse estudo compreendeu dois assuntos distintos:
A análise do trabalho e adaptação do trabalhador ao trabalho;
A adaptação do trabalho ao trabalhador.
Essa experiência aconteceu na fábrica do Western Eletric Company à partir de 1927 e foi comandada por Elton Mayo.
Seu objetivo: determinar qual a relação existente entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários (produtividade).
A experiência deu-se em 4 fases:
1ª Fase: Foram estudados dois grupos de trabalho, que operando em condições idênticas, tiveram sua produção constantemente avaliada. Um grupo teve suas condições ambientais mantidas e outro teve sua iluminação