Processos de aplicar pessoas
AMPARO, Amilton; CARNEIRO, Joseane;
SANTANA, Viviane; VIANA, Raniele.
RESUMO
Com base nos autores Chiavenato (1999) e Marras (2000), o artigo apresenta um breve referencial teórico sobre Gestão de Pessoas e seus processos, com foco no processo de Aplicar Pessoas. A partir do conhecimento teórico, partiu-se para uma pesquisa de campo, adotando como cenário a Clínica Nutricare, microempresa do ramo de prestação de serviços na área de saúde, localizada em Salvador/BA. A pesquisa foi realizada a partir de questionário aplicado ao proprietário e administrador da empresa, pois pelo fato de ser um microempresa, exerce diversas tarefas, entre elas a de gerenciar pessoas. Ao conhecer os processos de aplicar pessoas na empresa específica, o artigo é concluído com sugestões de melhorias nesses processos.
Palavras chave: Gestão; Pessoas; Aplicar
1 INTRODUÇÃO
A gestão das empresas sempre foi considerada questão de grande relevância no sentido de obter o máximo de eficiência dentro da organização, em razão das pressões que surgem em um ambiente cada vez mais competitivo. A área vem ganhando espaço à medida que compromete de forma direta a capacidade de sobrevivência da empresa. Por isso, a capacidade de implementar e manter um modelo de gestão de pessoas, no qual esteja alinhado às estratégias empresariais com o comprometimento e capacitação das pessoas envolvidas, sinaliza a importância de um modelo integrado que possa compatibilizar tais estratégias com as competências individuais dos empregados, tendo como plano de fundo as competências essenciais da organização.
2 GESTÃO DE PESSOAS
As organizações dependem de mecanismos de gestão institucionalizados para direcionar as relações que nelas se verificam, devido a essa afirmativa definem estratégias que quando implementadas se transformam em ferramentas de Gestão. Chanlat (1996) conceitua gestão como o conjunto de práticas administrativas colocadas em execução