Processos administrativos
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
AULA TEMA: ÊNFASE NA TECNOLOGIA E ÊNFASE NO AMBIENTE.
(ATPS- etapa 3)
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objetivo identificar as propostas nas Ênfases da Tecnologia e no Ambiente, compreender as implicações éticas, analisar, discutir a evolução, a eficácia e a aplicação deste conhecimento no processo administrativo e no desenvolvimento das organizações.
Teoria de Sistemas
Ampliando as Fronteiras da Empresa
A Teoria Geral de Sistemas surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwing Von Bertalanffy. Ela não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica. Bertalanffy critica a visão que se tem do mundo dividida em diferentes áreas. São divisões arbitrárias e com fronteiras solidamente definidas. E há espaços vazio entre elas. A TGS afirma que se devem estudar os sistemas globalmente, envolvendo todas as interdependências de suas partes.
Ela possui três premissas básicas:
Os sistemas existem dentro de sistemas,
Os sistemas são abertos,
As funções de um sistema dependem de sua estrutura.
O conceito de sistemas é complexo: para sua compreensão torna-se necessário o conhecimento de algumas características dos sistemas – propósito, globalismo, entropia e homeostasia – bem como dos tipos possíveis e parâmetros dos sistemas – entradas, processo, saída, retroção e ambiente. O sistema aberto é o que melhor permite uma análise ao mesmo tempo profunda e ampla das organizações.
As organizações são abordadas como sistemas abertos, pois o seu comportamento é probabilístico e não determinístico, as organizações fazem parte de uma sociedade maior, constituídas em partes menores, existe uma interdependência entre as partes das organizações, a organização precisa alcançar uma homeostase ou estado firme, as organizações possuem fronteiras ou limites mais ou menos definidos, têm objetivos,