processos administrativos
“Planejamento é a atividade administrativa que define antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como alcança-los, ele serve de base para as demais áreas, como organização, direção e controle”.
“Planejamento é a elaboração de um roteiro de ações para atingir um determinado fim”.
“Planejamento é o conjunto de procedimentos e ações em busca da realização de um determinado projeto”.
“Planejar é minimizar os contratempos em busca da realização”.
Há três tipos de planejamento, que obedece a uma hierarquia de planos para os diversos níveis organizacionais:
• Planejamento estratégico – identifica-se por três principais características: é um projeto em longo prazo, se preocupa com a relação entre empresa e ambiente de tarefa e vê a empresa como um todo, exigindo a participação de todos os níveis da organização. O planejamento estratégico determina os objetivos empresariais, analisa o ambiente, realiza análise interna da organização e seus recursos, as estratégias desde a geração até a implantação e acompanhamento dos resultados.
• Planejamento tático – é a ligação entre os planejamentos estratégico e operacional. É planejado em médio prazo, ele trabalha com um departamento e/ou área específico. É um processo permanente e contínuo e é implantado por meio de políticas.
• Planejamento operacional – é imediatista, trabalha com o que fazer e como fazer se preocupa com a melhoria dos resultados. O planejamento operacional pode estar ligado a dinheiro (fluxo de caixa, orçamentos, manutenção, despesas), método (rotina, fluxograma), tempo (cronograma, gráficos) e comportamento (regulamentos da empresa).
De acordo com os textos dos Professores Shinyashiki e Santos mostra como o ato que de fazer planejamento não é algo recente e só voltado para empresas. Todas as pessoas procuram se precaver de imprevistos para conseguir atingir o objetivo desejado, além disso, costumamos nos planejar tanto