Processos Administrativos
Planejamento da Ação Empresarial.
A importância dos processos administrativos
Segundo Henry Fayol, a administração tem como função básica os cinco processos que são: planejamento, organização, comando, coordenação e controle, sendo a base para o sucesso em todos os sentidos de uma reorganização empresarial.
No entanto, Fayol definiu da seguinte maneira cada componente da função administrativa:
O planejamento que esta relacionado com o futuro da empresa onde deseja chegar, e traçar ações a longo, médio e curto prazo, identificando os impactos futuros das decisões tomadas.
A organização consiste em criar estruturas e realizar tarefas.
O comando é o modo de influencia e manter as pessoas nas atividades exigidas pela empresa.
Coordenação é o processo de harmonizar, reunir e unificar toda a atividade da empresa.
E por último o controle que é o ato de averiguar e cuidar das ordens estabelecidas pela empresa.
Todos esses processos são importantes para o processo decisório dos planejamentos futuros, evitando surpresas desagradáveis, prevendo os riscos e tomando ações preventivas para controlar e atingir as metas e objetivos propostos.
Gestão Estratégica
Existe uma diferença em gestão estratégica e planejamento estratégico. O planejamento estratégico é um processo que visa o melhor desempenho da empresa para alcançar determinado objetivo, que leva em conta as condições internas e externas. A gestão estratégica, ela tem um foco estratégico em todas as áreas da organização, avalia a situação, elabora projetos de mudanças estratégicas e acompanha e gerencia os passos da empresa. Dentro da gestão estratégica, é feito um Diagnostico Estratégico, onde são avaliados os desempenhos da empresa, se estão alcançando os resultados propostos, são avaliados todos os pontos dentro da empresa, o marketing, as ameaças existentes, seus recursos e projetos futuros. Em seguida é realizada uma verificação sobre Prontidão Estratégica, ou seja, toda a