Cromato de Potassio
ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SÁUDE
CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
VINÍCIUS SOUSA CHAVES
CROMATO DE POTÁSSIO
Belém
2014
VINÍCIUS SOUSA CHAVES
CROMATO DE POTÁSSIO
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação do primeiro bimestre da disciplina de Química Geral e Orgânica do Centro Universitário do Estado Pará-CESUPA.
Ministrado pelo Prof. Dr. Adolfo Henrique Muller.
Belém
2014
1 INTRODUÇÃO
O cromato de potássio consiste em uma substância química inorgânica representada pela fórmula K2 Cr O4,com peso molecular de 194,20g, apresentação sólida de coloração amarelo-brilhante, inodoro e solúvel em água. Os iscos que oferece estão relacionados á inalação do cromato de potássio que causa irritação local das mucosas, irritação nasal podendo resultar em perfuração do septo nasal. Já em contato com o trato gastro-intestinal pode desencadear gastroenterite violenta, colapso circulatório, vertigem, dentre outros. A exposição prolongado a névoa proveniente das soluções podem causar dermatite (FISPQ, 2009).
O cromato de potássio é utilizado principalmente como indicador da presença e da concentração de íons cloretos ( Cl-) na água ou em outros materiais. Como a reação o indicador é a responsável pela mudança de cor, que sinaliza o ponto final da titulação, ela não deve ocorrer até que todo o composto analisado tenha reagido com o titulante (UFJF, 2011).
2 OBJETIVO Preparar solução aquosa a partir de um reagente sólido com elevado grau de pureza (K2 Cr O4).
3 METODOLOGIA
3.1 MATERIAIS Os materiais e equipamento utilizados no preparo da solução de cromato de potássio estão descritos no quadro 1.0.
Quadro 1.0 Materiais e equipamento utilizados no preparo de solução de cromato de potássio.
Materiais
Equipamento
Espátula
Balança de precisão
Copo de plástico
Bastão de vidro
Béquer de