Processos Administrativos
Na busca por estruturar o gerenciamento de uma organização, surge a necessidade de instituir os processos administrativos compostos por quatro fundamentos imprescindíveis que são: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Esses fundamentos visam auxiliar o administrador na garantia de sucesso em meio à competitividade no mercado.
Os acontecimentos globais exigem das organizações um estudo de planos de ações que interfiram em sua sustentabilidade e adaptação em relação às ameaças da concorrência e flexibilidades de seus processos de produção, uma vez que se caracteriza a importância da incorporação dos processos administrativos.
2.1 Planejamento
O Planejamento é a fase onde se devem analisar as metas e objetivos e conhecerem os pontos fortes e fracos da organização e de seus concorrentes.
Há dois tipos de planejamento (Planejamento Estratégico e Planejamento Tático).
Planejamento Estratégico – Processo de embasamento, onde se define as decisões a serem tomadas em referência aos desafios de superar os artifícios da concorrência e analisar as oportunidades de expansão ou alternância dos recursos de produção. O Planejamento estratégico é subdividido por quatro etapas:
1 – Determinação dos Objetivos Empresariais;
2 – Análise Organizacional Interna;
3 – Formulação das alternativas estratégicas;
4 – Implementação por meio de planos táticos e operacionais.
2.2 Planejamento Tático
Processo mais incisivo, onde nessa fase é determinado qual o caminho a ser seguido. Toda empresa possui departamentos, aos quais cada um define os planos táticos para se atingirem determinados resultados para a conquistas de suas metas e objetivos. Definido o caminho a ser traçado, se torna necessário instituir os meios para percorrê-lo. É nesse ponto que surge o planejamento operacional, fase de especificação do planejamento tático, onde se estabelece rotinas e procedimentos de padronização com o intuito de adquirir a