taxa selic
Mas por que será que a taxa Selic tem tanta força na Economia, e qual o motivo de ser tão esperada a fixação desta taxa no campo econômico, ou mesmo por que será que tal taxa é um referencial para toda a Economia do país, como ela consegue regular as finanças do país inteiro? Responder a essas perguntas é o objetivo do presente artigo, que se prestará a num primeiro momento entender os aspectos definidores de tal taxa, e após demonstrar sua influência para o mercado financeiro.
Aspectos definidores da taxa Selic
Para iniciarmos a explicação acerca dos aspectos definidores da taxa Selic, vale destacar qual seja o conceito formulado pelo Banco Central do Brasil sobre referida taxa, uma vez que é este órgão quem define por meio do Comitê de Política Monetária a meta Selic mensal, para que, então, a partir deste conceito tecermos comentários acerca dos aspectos definidores da taxa Selic.
Conceitua o Banco Central, com nossos destaques:
A taxa Selic “É a taxa apurada no Selic, obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas. Esclarecemos que, neste caso, as operações compromissadas são operações de venda de títulos com compromisso de recompra assumido pelo vendedor, concomitante com compromisso de revenda assumido pelo comprador, para liquidação no dia útil seguinte. Ressaltamos, ainda, que estão aptas a realizar operações compromissadas, por um