trabalho de portugues
Fale sobre si
Treine para esta pergunta infalível. Seja sucinto, não se estenda por mais de uns poucos (pouquíssimos) minutos. Valorize seus potenciais e qualidades, sem parecer arrogante. As pessoas próximas podem dar dicas valiosas falando sobre como veem você. Uma outra forma de fazer esta pergunta é indagando-o sobre porque você deve ser o escolhido para esta vaga. Se você é jovem, o entrevistador terá uma preocupação: saber se você tem um bom grau de maturidade. Portanto, demonstre ponderação e prudência.
Quais são seus anseios e desejos? O que procura neste emprego?
Lembre-se que a empresa está tentando ver se você é compatível com o que ela procura. Ela não está procurando pessoas que querem “se dar bem” ou “ganhar muito dinheiro”, simplesmente. A empresa procura pessoas dispostas a “vencer desafios”, “aprimorar conhecimentos” ou “trabalhar em equipe”. Lembre-se que a empresa valoriza quem tem objetivos profissionais e pessoais bem definidos.
Quais são suas qualidades?
Seu entrevistador está procurando alguém adequado para a empresa e para o cargo. Ele quer ouvir que você seja proativo, criativo, dedicado, competente, voltado a resultados ou algo assim. E lembre-se de não parecer arrogante ao falar sobre suas qualidades. Se possível, ilustre esta resposta com algo como “toda minha família diz …”
E seus defeitos?
Sinceramente, esta é uma pergunta em desuso. Os entrevistadores já sabem que o candidato irá buscar uma característica positiva e tentar exagerá-la para falar algo como “sou perfeccionista” ou “sou exageradamente auto-crítico”. Se, ainda assim, a pergunta for feita, siga o conselho do Efetividade: diga que não lembra-se de nada que possa afetar seu desempenho no cargo desejado e cite algo