Processos Administrativo
O gestor era considerado o tomador de conta de uma unidade organizacional – divisão, departamento, unidade estratégica de negócio ou de um empreendimento de negócios. Uma espécie de delegado ou intermediário a quem se entrega ou confia o andamento das coisas.
Hoje o gestor é muito mais do que um mero supervisor de atividades do negocio ou de pessoas. Na verdade, ele é o condutor do negócio, de oportunidades e ameaças que constituem o entorno do negócio.
Nesses aspectos, o gestor precisa estar bem preparado. Ele deve ser educado e formado, saber pensar e desenvolver conceitos e estratégias ou táticas departamentais.
Basicamente, o gestor precisa de três habilidades:
1- Habilidades técnicas: É a habilidade de fazer coisas concretas e pratica como desenhar um projeto, compor um cronograma, elaborar um programa de produção, entre outros.
2- Habilidades humanas: É a habilidade de lidar com pessoas significam educá-las, ensiná-las, orientá-las, liderá-las e motivá-las continuamente. Isso envolve liderança, comunicação, motivação, construção de talentos e de equipe.
3- Habilidades conceituais: Proporcionam idéias globais e conceitos, valores e princípios que permitem saber aonde chegar, a fim de definir o comportamento e as ações futuras necessárias, alem da capacidade para resolução de problemas e de visão futura e atencipatória
A combinação dessas habilidades varia na proporção em que o gestor sobe na escala hierarquia, e vão de posição de supervisor á posição de alta direção. Conforme se sobe para os níveis mais elevados da organização, diminui a necessidade de habilidades técnicas e aumenta a necessidade de habilidade conceitual.
Conceito de Empresa, Gestor e Empresário
Empresa: representa um tipo de organização, a organização focada no lucro. As empresas de hoje são diferentes das de ontem e, provavelmente, amanhã e no futuro distante serão ainda mais diferentes. Existem empresas dos mais diversos ramos de atividades que utilizam