FINANÇAS EMPRESARIAIS
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 fluxo de caixa 4
2.2 custo de oportunidade 4
2.3 Orçamentos empresariais 5
2.4 Payback descontado 6
2.5 Tributos – impostos, taxas e contribuições 6
2.6 competência tributária 7
2.7 mercado de capitais 9
2.8 regionalizando 11
3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 15
4 CONCLUSÃ 16
REFERÊNCIAS 17
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
O objetivo das finanças empresariais é assegurar que os investimentos realizados em empreendimentos, empresas, projetos públicos e privados, atinjam os resultados esperados.
Sem um controle financeiro confiável nenhuma empresa terá condições de oferecer aos seus clientes o produto desejado, com ótima qualidade, bom preço, conforme a demanda. Sem esse conhecimento pode acontecer de perder espaço para concorrência, por falta de vantagem competitiva. Obviamente finanças não é o único aspecto importante para uma empresa, mais toda decisão empresarial, é antes de tudo uma decisão financeira.
A seguir descrição de controles financeiros, e decisões tomada por empresários, que pode garantir o seu sucesso:
2.1 fluxo de caixa
O fluxo de caixa é uma ferramenta que controla a movimentação financeira de uma empresa, em um determinado período, sendo entrada e saída desses recursos financeiros. Também prevê as receitas e despesas futuras, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado.
O seu objetivo é organizar tais finanças, criando dados confiáveis para que ajudem melhor administra-las.
Com informações confiáveis, o fluxo de caixa permite que a empresa tenha a facilidade de saber exatamente a sua posição financeira, tendo diversas informações como o valor de contas a pagar, quais valores a receber e o saldo disponível em determinado momento. Com base no resultado os gestores podem tomar decisões a que caminho deve