Processo robotizado
ESCOLA TÉCNICA TUPY
CURSO TÉCNICO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
PERDAS DE PRODUÇÃO NO PROCESSO ROBOTIZADO
Anderson Luiz Neves
Eliseu Volfe
Everton Luiz |Brignoli
Jean Carlos Neves
Ricardo de Moura Carvalho
AT 241
Trabalho Experimental – TEX
Orientador: ProfºAtanael Lemos Correa
JOINVILLE
AGO/2013
Dedicamos os esforços aplicados nesta jornada de aprendizagem técnica primeiramente a Deus e a todos nossos familiares que entenderam nossas ausências e nos apoiaram para concluir mais uma etapa de nossas vidas.
AGRADECIMENTOS
Aos companheiros da equipe pelo comprometimento no decorrer do projeto, pela união e responsabilidade das tarefas distribuídas.
A instituição e todos os professores que de forma direta ou indiretamente estão envolvidos neste projeto, pela colaboração e conhecimentos passados à equipe.
À empresa Tupy S/A pelo incentivo e oportunidade de realizarmos este projeto.
“Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado”.
Roberto Shinyashiki
RESUMO
No mundo empresarial da atualidade a competitividade mercadológica é acirrada e muitas vezes injusta, por isso as empresas devem manter seu ritmo de produção e qualidade sempre na frente dos seus concorrentes, através de automação e tecnologia. Útil será realizar uma pesquisa de campo e identificar causas de paradas no meio do processo produtivo entre máquinas CNC e
ROBOS. Para que isso se torne possível coletou-se dados da planilha do RAP eletrônico da área, de onde é registrado todo tipo de ocorrência pela área produtiva e áreas de apoio, tempos de paradas e o tipo de serviço executado e se a sua natureza é mecânica, elétrica ou operacional.
Devido à gravidade desta questão, este trabalho tem como objetivo elaborar uma planilha e de forma gráfica apresentar índices com tipos de paradas mais freqüentes, assim aplicar ferramentas para resolvê-los de forma ágil e eficiente.