Texto Literário e Jornalístico
Um texto literário é uma construção textual de acordo com as normas da literatura, com objetivos e características próprias, como linguagem elaborada de forma a causar emoções no leitor. De acordo com a classificação de textos, existe a divisão entre duas categorias: textos literários e textos não literários.
Alguns exemplos de textos literários são: peças teatrais, romances, crônicas, contos fábulas, poemas, etc. Uma das características distintivas dos textos literários é a sua função poética, onde é possível constatar ritmo e musicalidade, organização específica das palavras e um elevado nível de criatividade.
O texto literário apresenta: Ficcionalidade: os textos não fazem, necessariamente, parte da realidade; função estética: o artista procura representar a realidade a partir da sua visão; plurissignificação: nos textos literários as palavras assumem diferentes significados; subjetividade: expressão pessoal de experiências, emoções e sentimentos.
Texto Jornalístico:
É um dos meios mais rápidos de ficarmos informados a respeito do que acontece no mundo. Dentro do jornal há várias sessões, que por sua vez abrigam vários tipos de texto. Normalmente esses textos têm caráter informativo. As informações são apresentadas em ordem decrescente de importância ou relevância. O primeiro parágrafo do texto é chamado de “lide” ou “lead” (inglês) e carrega o conteúdo mais denso da matéria, as principais informações. Esse recurso é usado para que as pessoas possam ter acesso fácil e rápido à informação e tenham a oportunidade de selecionar as matérias que realmente lhes interessam para prosseguir com a leitura. Geralmente o título da matéria é baseado no lide.
Suas principais características:
*Notícia: Caracteriza-se pela linguagem direta e formal. Tem caráter informativo e é escrito de forma impessoal, freqüentemente fazendo uso da terceira pessoa. Inicia-se com o lide e se segue com o corpo da notícia. Enquanto na primeira parte estão registradas