Processo industrial da cerveja
Curso Técnico de Segurança do Trabalho
Processo Produtivo da Cerveja
Gracilaine
Larissa Manso
Vanessa Silva
Vitória Zão
Vassouras/RJ
2013
Universidade Severino Sombra
Curso Técnico de Segurança do Trabalho
Processo Produtivo da Cerveja
Trabalho apresentado pelo Grupo, a Universidade Severino Sombra para obtenção de avaliação do desenvolvimento das competências, no curso Técnico de Segurança do Trabalho, sob orientação do Professor Fábio Henrique Fonseca.
Vassouras/RJ
2013
Sumário
Introdução 4
Cerveja 5
Matérias Primas 5
Fluxograma do Processo 6
Conclusão 12
Referências Bibliográficas 6
Introdução
O aparecimento da cerveja confunde-se com a própria história do desenvolvimento humano.
Há mais de 10.000 anos, o homem primitivo conheceu o fenômeno da fermentação e obteve, em pequena escala, as primeiras bebidas alcoólicas. Há 5.000 anos, os sumérios e os assírios produziam, a partir de cereais, uma bebida fermentada, utilizando o processo de malteação de grãos, tal como é feito agora. Os hieróglifos e baixos-relevos com mais de 4.000 anos mostram que a civilização egípcia também conhecia a cerveja e a produzia em diferentes versões, como a Cerveja dos Notáveis e a Cerveja de Tebas, aparentemente, a cerveja era bebida nacional de grande consumo, inclusive nos ritos religiosos, quando era ofertada ao povo.
1. Cerveja
A cerveja é obtida pela fermentação da cevada, que consiste na conversão em álcool dos açúcares presentes nos grãos de cevada. A fermentação é a principal etapa do processo cervejeiro e sua efetividade depende de várias operações anteriores, incluindo o preparo das matérias-primas.
Após a fermentação são realizadas etapas de tratamento da cerveja, para conferir as características organolépticas (sabor, odor,textura) desejadas no produto final.
2. Matérias Primas
Malte -