Fermentação
Barbara Cristiane da Silva e Willian Souza
Sociedade Educacional de Santa Catarina – SOCIESC; Instituto Superior Tupy – IST.
Engenharia Química – EGQ 381 – Processos Industriais Orgânicos
1 INTRODUÇÃO
A fermentação é um processo natural onde micro-organismos agem transformando matéria orgânica em outras substâncias possui grande importância industrial. Esse processo é responsável pela produção de vários produtos muito consumidos atualmente, como bebidas alcoólicas e o ácido acético.
2 FERMENTAÇÃO
A derivação da palavra fermentação vem de “leve borbulhar” ou “condições de ebulição”. O termo foi primeiro aplicado à produção de vinho. A ação de formação de bolhas era devido ao CO2 liberado durante a conversão do açúcar.
As fermentações naturais exercem importante papel para o desenvolvimento do homem, desde os tempos mais remotos até o presente, algumas das fermentações realizaram mudanças desejáveis em alimentos. Por exemplo, em frutas e sucos de frutas ocorre o sabor alcoólico. O leite estocado vai se tornando meio ácido. As primeiras observações concluíram que sucos de frutas alcoólicos e leites ácidos poderiam conservar-se por mais tempo, e a fermentação é hoje considerada como um meio de preservar alimentos. Em um sentido mais amplo fermentação representa a quebra anaeróbica ou aeróbica de substâncias orgânicas com auxilio de micro-organismos. Estes micro-organismos se alimentam de matéria orgânica. Quando certas bactérias, leveduras ou fungos, recebem o material nutriente, juntamente com outros agentes, é possível que não apenas cresçam e se multipliquem, mas também que alterem os alimentos, formando outras substâncias. (SHREVE, 2008). O processo de fermentação pode ser dividido em: fermentação lática (produz ácido lático) e alcoólica que é aplicada em diversos processos industriais.
2 PROCESSOS INDUSTRIAIS FERMENTATIVOS Durante a primeira Guerra mundial começou-se a utilizar micro-organismos para a produção