Fermentação
De: Luís Miguel Cardoso Tercitano nº20 12º1 Para: Professora Elsa Silva
Objectivos
Este relatório é referente a duas actividades experimentais, uma relacionada com a produção de iogurte utilizando a fermentação láctica e a produção de pão utilizando a fermentação alcoólica.
Os objectivos destas duas actividades experimentais foram:
-Compreender o mecanismo de produção deste tipo de alimentos
-Verificar a influência de vários factores: -Temperatura -Levedura
-Identificar o papel dos microrganismos na produção de iogurte
Fundamento Teórico
À transformação de uma substância noutra a partir de microrganismos (fungos, bactérias, etc.), dá-se o nome de fermentação.
A fermentação homoláctica que é um tipo de fermentação láctica, é realizada por diversas bactérias e caracteriza-se pela produção em grandes quantidades de ácido láctico, sendo este o principal produto obtido. É este processo que é utilizado na produção de iogurtes.
A Fermentação alcoólica é um processo biológico no qual açúcares como a glicose, frutose e sacarose são convertidos em energia celular, com produção de etanol e dióxido de carbono como resíduos metabólicos. Como este processo pode ser realizado sem a presença de oxigénio é considerado um processo anaeróbico. Na indústria alimentar utiliza-se, sobretudo, a levedura Saccharomyces cerevisiae, para a produção de bebidas alcoólicas e pão.
Em cada uma das situações o processo que é utilizado é diferente, pois o objectivo também é diferente, no caso das bebidas alcoólicas existe a transformação dos açúcares das plantas (malte) em álcool e CO2. Já no fabrico do pão, os fermentos consomem o açúcar vindo do amido da massa, libertando CO2, o que faz com que o volume da massa aumente.
A fermentação destina-se à obtenção de energia, e ocorre com a perda da glicose (ou outros substratos como o amido) formando piruvato, que por sua vez, seguidamente, é transformado noutro