FERMENTAÇAO
CENTRO DE TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Curso: Tecnologia de Alimentos
Disciplina: Microbiologia Geral
Prof.a: Kettelin Arbos
Grupo: Danielle Dias, Simone Monteiro e Vandilson Galdino
Microbiologia Alimentos/Industrial: A Importância da Fermentação na Produção de Alimentos
Histórico: Os processos fermentativos, cuja utilização transcende, de muito, o início da era Cristã, confundindo-se com a própria história da humanidade. A produção de bebidas alcoólicas pela fermentação de grãos de cereais já era conhecida pelos sumérios e babilônios antes do ano 6.000 a.C. Mais tarde, por volta do ano 2.000 a.C., os egípcios, que já utilizavam o fermento para fabricar cerveja, passaram emprega-lo também na fabricação de pão. Outras aplicações como a produção de vinagre, iogurte e queijos são, de há muito, utilizadas pelo ser humano .
Figura 1 – Sumérios e Babilônios – 6000 a.C. – Produção de bebidas alcoólicas por fermentação de grãos cereais.
Entretanto , não eram conhecidos os agentes causadores das fermentações que ficaram ocultos por 6 milênios . Somente no século dezessete, o pesquisador Antom Van Leeuwenhock, através da visualização em microscópio , descreveu a existência de seres tão minúsculos que eram invisíveis a olho nu .
Foi somente 200 anos depois que Louis Pasteur, em 1876, provou que a causa das fermentações era a ação desses seres minúsculos, os microrganismos, caindo por terra a teoria , até então vigente, que a fermentação era um processo puramente químico. Foi ainda Pasteur que provou que cada tipo de fermentação era realizado por um microrganismo específico e que estes podiam viver e se reproduzir na ausência de ar. Posteriormente, em 1897, Eduard Buchner, demonstrou ser possível a conversão de açúcar em alcool, utilizando células de levedura maceradas, ou seja, na ausência de organismos vivos .
Paradoxalmente que possa parecer, foram as grandes guerras mundiais que