Projeto
Apresentação:
Desde os anos 80 quando as brinquedotecas teve seu ponto inicial no Brasil, houve muitas mudanças no tocante a sua sobrevivência, pois pesava economicamente e não era reconhecido no nível educacional. Todavia no decorrer do tempo essas mudanças foram se tornando cada vez mais concreta, então as brincadeiras foram vista por outro ângulo, principalmente pelos profissionais da área da educação preocupados com à criança de forma integral, chegando a ser atualmente considerada com um dos meios mais significativo ao desenvolvimento da criança, pois através das brincadeiras a criança se expressa e se torna autônoma.
Justificativa:
Para muitas crianças falta espaço para brincarem por motivos diversos, por não sentir-se seguro brincar na rua, por ter casas com pequenos ambientes e com o aumento da possibilidade de se possuir jogos e equipamento eletrônicos. Partindo desse pressuposto a escola pode promover condições para que as crianças desenvolvam sua criatividade, sua imaginação e seu potencial. Para isso a ludoteca ou brinquedoteca é o espaço ideal, podendo ser no cantinho da sala de aula, na biblioteca ou em alguma sala que esteja sem uso, dentre outros. Para a implantação desse projeto na Escola Maclina Maria da Glória escolheremos a biblioteca por ser mais amplo e tendo espaço suficiente para a organização do cantinho lúdico onde os brinquedos serão separados distribuídos em prateleiras de estantes onde as crianças terão acesso
A escola pode ensinar, a psicopedagogia pode cuidar dos problemas de aprendizagem, a psicologia pode resolver problemas emocionais, a família pode educar, mas a brinquedoteca precisa preservar um espaço para a criatividade, para a vida afetiva para o cultivo da sensibilidade; um espaço para a nutrição da alma deste ser humano criança, que preserva sua integridade, através do exercício do respeito à sua condição do ser em formação.
(CUNHA, 1998 p. 130)
A ludoteca tem um papel fundamental na