resenha
M. ANCONA-LOPEZ
PSICOLOGIA E RELIGIÃO:
RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
PSYCHOLOGY AND RELIGION:
RESOURCES FOR KNOWLEDGE CONSTRUCTION
Marília ANCONA-LOPEZ1
RESUMO
O desafio metodológico enfrentado pela Psicologia da Religião é o de evitar o reducionismo de uma a outra. Manter um equilíbrio entre as áreas, respeitando suas especificidades, exige uma abordagem interdisciplinar que, discutindo aproximações e distanciamentos conceituais e metodológicos, permita uma análise crítica dessa relação.
O pesquisador precisa movimentar-se entre as duas perspectivas mostrando competência e capacidade para estabelecer pontes entre elas. Esse diálogo permite a aproximação a fenômenos da religião, como o da meditação. Essa prática, na exegese cristã, inclui movimentos que se aproximam das propostas do método fenomenológico utilizado em investigações psicológicas; no entanto, aproximações e diferenças entre as duas propostas salientam a necessidade de diferenciação semântica. Palavras-chave: Psicologia da Religião, Método Fenomenológico em
Psicologia e Religião, Interface Psicologia e Religião.
SUMMARY
The methodological challenge faced by the Psychology of Religion is to avoid the Reductionism. To keep a balance between the two areas, considering their singularities, it is necessary a multidisciplinary approach which, discussing conceptual and methodological approaches and differences, leads to the possibility of a critical analysis of this relation.
The researcher has to move between the two perspectives, showing
(1)
Dra. em Psicologia Clínica na PUC-SP - Endereço para correspondência: Rua Pamplona, 237 apto 32 - Bela Vista.
CEP 01405-000, São Paulo, SP. - Telefax: (11) 289 5726 - E-mail: ancona1@terra.com.br
Rev. Estudos de Psicologia, PUC-Campinas, v. 19, n. 2, p. 78-85, maio/agosto 2002
PSICOLOGIA E RELIGIÃO: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
79
competence and capacity to establish links between them. This dialogue