bomba de calor
1.0)
Objetivo:
É fato que o meio ambiente como um todo deve estar em condições de permitir uma vida digna e de bem-estar para toda a população, paralelamente a um desenvolvimento econômico e social sustentável.
Sendo assim, temos como objetivo utilizar-se dos conhecimentos adquiridos durante esta pesquisa para apresentar o funcionamento de Bombas de Calor como um dispositivo econômico e sustentável.
5
2.0)
Introdução:
A sociedade mundial vem buscando formas de economizar energia, ou no mínimo a utilização de forma racional.
Sabendo-se que as Máquinas
Térmicas destacam-se nos sistema de poluição, degradando energia em forma de calor, é de suma importância que a juventude aprendiz entenda e incorpore os processos e princípios que permeiam a Termodinâmica.
A sociedade brasileira vem buscando constantemente tornar-se uma sociedade tecnológica, trocando os processos de produção baseados no trabalho manual por aqueles que utilizem outras formas de energia e processos de transformações.
Nesta busca estão também em foco as Máquinas
Térmicas, utilizadas na grande maioria nos transportes e nos processos de refrigeração, com o emprego de motores de combustão interna, principalmente ciclos Otto e Diesel. Elas ocupam um lugar significativo na refrigeração de ambientes e na geração de energia elétrica.
Este trabalho tratará de Bombas de Calor, ainda pouco conhecidas no
Brasil, ao contrário de outros países, onde são empregadas em residências e indústrias. A grande utilidade das BC ocorre devido ao uso eficiente da energia que recebem, gerando um efeito 2 a 5 vezes superior que à energia gasta para acioná-las, tendo como base de funcionamento princípios termodinâmica. Será dada atenção especial ao entendimento da Segunda Lei da Termodinâmica.
3.0)
História:
6
A origem das bombas de calor remonta a 1824 no estabelecimento dos conceitos de ciclo e reversibilidade por Carnot e pela concepção teórica