processo gerenciais
Empresas pequenas, médias e grandes, distribuidores e fabricantes, bancos e instituições sem finalidade de lucro, todos os tipos de organizações devem decidir os rumos que sejam mais adequados aos seus interesses, Empresas de todos os tipos estão chegando à conclusão de que essa atenção sistemática à estratégia é uma atividade muito proveitosa.
O que é Planejamento?
Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes.
Um planejamento bem realizado oferece inúmeras. Tais como:
- Permite controle apropriado;
- Produtos e serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente;
- Melhor coordenação das interfaces do projeto;
- Possibilita resolução antecipada de problemas e conflitos; e
- Propicia um grau mais elevado de acertividade nas tomadas de decisão.
A visão é o estado futuro desejado e alinhado com as aspirações de uma organização, algo que a organização pode definir e redigir-se.
Tipos de Planejamento?
Quanto à natureza:
a) Planejamento Estratégico
É o carro-chefe do planejamento da organização. Determina os aspectos internos e externos, determina a direção a ser seguido pela empresa, gerenciamento e alocação de recursos. A responsabilidade pela elaboração desse planejamento fica a cargo da alta administração da empresa.
Fixa a natureza da organização: missão, estratégias, objetivos.
Responsabilidade: direção geral (alta administração).
b) Planejamento Tático
O planejamento tático é desenvolvido em níveis organizacionais intermediários, sua principal finalidade é o uso eficiente dos recursos fixados