Processo de produção do azeite de oliva
História e Origem do Azeite
O uso do azeite é milenar, entretanto não se sabe com exatidão a sua origem. A Oliveira foi uma das primeiras arvores a ser cultivada há mais de 5.000 anos no Mediterrâneo Oriental e Ásia Menor. A palavra azeite provém do vocábulo árabe “Az-zait” que significa sumo de azeitona.
O que é Azeite?
O azeite de oliva é um tipo de óleo produzido única e exclusivamente a partir de azeitonas, fruto de uma árvore chamada oliveira. O nome "azeite de oliva" não pode ser utilizado nas misturas de azeite com outros óleos (esses são chamados de óleos compostos).
Tipos e Variedades
Existem cerca de 270 tipos de azeitonas e somente 24 são regularmente utilizadas na produção de azeites.
Cada país tem seu tipo característico:
Espanha (Picual)
Portugal (Galega)
Argentina (Arauco)
Processo de Produção do Azeite de Oliva
Elaboração do Azeite de Oliva
A azeitona é descarregada em tegões e separada em função do seu estado de conservação e variedade. Posteriormente é transportada por tapetes até à limpadora onde são retirados os paus e folhas.
Cintas transportadoras
Maquinas a ar higienizadoras
Depois de limpa a azeitona é convenientemente lavada e pesada.
O fruto limpo passa a uma balança de peso continuo para transmitir informação ao sistema e monitorar os quilos de azeitona que se transferem ao processo de produção a fim de medir o rendimento industrial. Esta balança envia o fruto a um moinho “a martelo” que transforma a azeitona em uma pasta. O fruto não é descaroçado, azeitona é transportada para o moinho de martelos onde é moída, transformando assim a azeitona em massa para facilitar a saída de azeite. A pasta é posteriormente batida a uma temperatura máxima de 27ºC numa termobatedeira. Moinho a Martelo
A pasta passa a uma termobatedora para facilitar que as gotas de azeite se unam e formem lagoas de azeite que façam possível a extração e separação do material oleoso. O tempo de repouso na